• Imprimir

AMLIGHT NO 14º WORKSHOP ANUAL GLOBAL LAMBDAGRID

Jeronimo Bezerra mostrou, no 14º Workshop Anual Global LambdaGrid, em Queenstown, na Nova Zelândia, como o projeto AmLight avança em direção ao SDN/OpenFlow .

 

Jeronimo Bezerra, engenheiro de redes do CIARA-FIU (Center for Internet Augmented Research and Assessment da Florida International University), fez hoje, 01 de outubro de 2014, a apresentação Moving towards SDN at AmLight, no 14º Workshop Anual Global LambdaGrid, em Queenstown, Nova Zelândia. Este workshop é a reunião anual do consórcio Global Lambda Integrated Facility, colaboração de todas as redes acadêmicas do mundo que têm lambdas.

A apresentação é acompanhada pelo artigo Benefits brought by the use of OpenFlow/SDN in the AmLight intercontinental research and education network, apresentado ao IFIP/IEEE - International Symposium on Integrated Network Management, que será realizado de 11 a 15 de maio de 2015, em Otawa, Canadá.

O artigo foi escrito em colaboração por Julio Ibarra, Jeronimo Bezerra e Heidi Alvarez, do CIARA-FIU; Donald A. Cox III, da Vanderbilt University; Michael Stanton, Iara Machado e Eduardo Grizendi, da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa); e Luis Fernandez Lopez, do NARA-FMUSP (Núcleo de Aplicações em Redes Avançadas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e do CIARA-FIU. Nele são discutidos os desafios e resultados da implantação, em 30 de agosto último, do modo de operação em SDN/OpenFlow dos pontos internacionais de troca de tráfego acadêmico AmPath, SouthernLight e AndesLight, que compõem o projeto internacional AmLight.

A evolução do projeto AmLight em direção às tecnologias de SDN constitui uma experiência particularmente interessante, dadas a complexidade técnica e as dificuldades gerenciais envolvidas na gestão de um ponto de troca de tráfego distribuído por três pontos (conectados por quase 20.000 quilômetros de fibras ópticas em cabos submarinos e terrestres) e operado por uma colaboração internacional, que envolve quatro organizações diferentes e serve a uma ampla comunidade de cientistas de todos os continentes.

___________________________________________________

Para ler o artigo e os slides, acesse:

Links e Sites Pointing hand cursor vector.svg Artigo: Benefits brought by the use of OpenFlow/SDN in the AmLight intercontinental research and education network

 Links e Sites Pointing hand cursor vector.svgApresentação: http://www.glif.is/meetings/2014/plenary/bezerra-amlight.pdf

FaLang translation system by Faboba